DIPLOMACIA

Força Aérea Equatoriana celebra 103 anos e homenageia o Estado-Maior da Aeronáutica

Cerimônia na Embaixada do Equador, em Brasília, destacou o relacionamento de respeito que une os dois países
Publicada em: 01/11/2023 13:59
Imprimir
Fonte: EMAER, por Suboficial Faria
Edição: Agência Força Aérea

Em cerimônia de aniversário dos 103 anos da Força Aérea Equatoriana (FAE), realizada na sexta-feira (27/10), na Embaixada do Equador, em Brasília (DF), o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) recebeu uma homenagem em agradecimento pelos serviços prestados em cooperação e amizade à Força Aérea Equatoriana. Na ocasião, o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, recebeu uma placa de reconhecimento.

A honraria foi entregue pelo Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Equador no Brasil, Coronel Aviador Héctor Javier Caizaluisa Armas. Também participaram da solenidade o Chefe da Seção de Adidos, Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro, o Chefe da Seção de Sobrevoo, Coronel Aviador Valdemar Consorte Júnior e Adidos militares estrangeiros de diversos países acreditados juntos às suas respectivas embaixadas no Brasil.

Em seu discurso, o Coronel Aviador Caizaluisa enalteceu o mútuo respeito e o fraterno relacionamento que unem o Brasil e o Equador. “Ao longo dos anos, nossas Forças Aéreas têm mantido um estreito e profícuo relacionamento, principalmente nos campos de ensino e de emprego operacional, pilares fundamentais para a manutenção da soberania das nações”, ressaltou o Adido Aeronáutico.  

O Oficial Superior destacou, ainda, fatos históricos que ratificam a relação de amizade entre as duas Forças Aéreas e sublinhou as experiências em treinamentos multinacionais que proporcionam o aprendizado mútuo e favorecem a aplicação de emprego combinado, como o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), realizado no Brasil, além das atividades de ensino entre as duas Forças.

Fotos: Coronel Márcio / EMAER